29 junho 2013

Ovo paciência e a frigideira sem teflon

Uma observação chula. Talvez eu deveria ter vergonha de escrever isso. 

 Até ontem eu não sabia fritar ovo decentemente sem o espatifar. A minha desculpa era pouco óleo. A temperatura não estava quente o suficiente. E o principal a frigideira era velha não tinha teflon.

Um dia típico, a "mistura" não estava pronta e a unica coisa rápida de fácil preparo é Zoião, em suma : OVO. Quebrei um e coloquei na frigideira com um fio de óleo e o deixei fritar, não o fiquei mexendo para que não grudasse simplesmente o deixei fritar ao seu próprio modo. Fui calçar o tênis, colocar o cinto. E quando volto para a cozinha, pela primeira vez em toda minha vida, eu virei o ovo sem quebrar. 
                    Nesse momento sublime, quase chorei. 

 Eu tenho TAG :  Transtorno Ansiedade Generalizada, poucas pessoas  do meu convívio sabem disso. 
Quero prever o futuro; Quero ter o controle das coisas na minha mão; Prezo para que tudo saia do meu jeito, principalmente o ovo frito. Faço tratamento á 3 meses (aproximadamente). Em pouco tempo melhorei e muito. Hoje percebi que tenho o livre direito de sentir tristeza, raiva e poder chorar,  isso é ser Humano. 

Sempre reprimi meus sentimentos querendo transparecer a FORTE. Isso só acabou comigo. 
Percebi que melhorei no nível  ansiedade, deixo as coisas acontecerem Naturalmente, sem intervenções da minha parte. A vida em si  sempre seguiu seu rumo. E eu não posso mudar isso. O que posso fazer é seguir a minha vida da forma que deve ser seguida, aprendendo e sabendo lidar com as circunstâncias. 


Agradeço você que me leu até aqui, eu sei que o inicio é sem pé nem cabeça. Me sinto como se estivesse pelada na sua frente. Pois coloquei uma das minhas "vergonhas" amostra. 

24 comentários:

oficinnacriativa disse...

Nossa, eu não sabia disso.
Ainda bem que vc ta superando isso :) Fico feliz.

Ah quanto ao ovo, os meus sempre saem de algum modo: inteiro, partido, torto, só não sai em formato de pac-man pq ai já é demais.

JAN disse...

Parabéns Natty! Fritar um ovo sem teflon a sem "fechar o ZOIO" dele é uma arte... estou falando sério, sim!

Sobre sua ansiedade, eu até já tinha percebido...

Vergonha???? é outra coisa.

Abração
Jan

Xisdê disse...

Olá, Nathy! Que bom que você está fazendo tratamento!

Faço terapia pelo motivo inicial de querer conhecer a prática do meu curso. Mas lá descobri que tenho organização fóbica. Ou seja, é somente a maneira como lido com o mundo, o que não quer dizer que eu tenha medo "disso" ou "daquilo, que eu tenha TAG, síndrome do Pânico, etc.
Então digamos que em relação aos sintomas que descreveu de si mesma, compartilho algumas coisas. ;)

OBS.: se te serve de consolo, estou prestes a fazer 23 anos e não sei cozinhar NADICA de nada! Hahaha! ;x

B. disse...

Adorei o seu post, a forma com que se desenvolveu. Às vezes coisas sem pé nem cabeça acabam nos lembrando de algo completamente diferente.
Fico feliz que você tenha procurado ajuda, agora é só daqui pra melhor. Sei como é tentar ser forte, acho nós temos um conceito errado sobre o que é o ser de fato. Será que é não demonstrar sentimentos? Reprimir a raiva? O choro?
Não é, isso só acaba com a gente.

mム尺goん disse...

..que bom que anda mais serena
e que encontrou um tratamento eficaz.

que Deus siga te protegendo...

[contém 1 beijo]

Fábio Murilo disse...

O que Sra. Nathalia! Não sabe fritar um ovo?! (Srª. Acho tão formal. Mas se a Srª faz questão.) eu, por exemplo, já sei fritar um ovo, assar queijo, esquentar água (rs...) E você fritou um ovo por acaso, sabia que foi assim que descobriram a penicilina. Por acaso. Outra coisa que você, a Srª, sei lá, falou no final, essa já me deixou meio preocupado. E que eu sou exatamente assim: quero sempre que as coisas aconteçam do meu jeito. Por exemplo, planejo ir à praia amanhã, (na realidade não gosto de praia, nem tenho melanina suficiente para isso, é só para ilustrar) e amanhece chovendo... Que ódio!Mas estamos no verão, a chuva não sabe disso? Penso, foi pessoal! Eu não vou e no meio da manhã abre um sol daqueles, já tou vendo... Entre milhões de pessoas choveu só pra acabar com o meu domingo. Poxa, e isso é mais um transtorno prá minha coleção? Mas eu já tenho Síndrome de Pânico, TOC e não me toques, precisava mais não. Fiquei preocupado e ao mesmo tempo feliz por saber que existem outros, ou outras, iguais a mim com essas manias de previsibilidades, de senhor do destino, Thor, o Deus do Trovão, todo certinho. Fiz até um poema dias atrás, 31.05.2013, descrevendo isso, achando que era uma particularidade só minha (bestalhado!) uma coisa engraçada, nada mais, ui bichinho! Pois é Srª Nathália não está sozinha. A propósito, achei sua crônica deliciosa feito um ovo frito.

http://apoesiaestamorrendo.blogspot.com.br/

Flá Costa * disse...

Querida, que coisa boa saber que você como qualquer pessoa tem algumas preocupações na vida, mas que está conseguindo se superar. Sofro muito de ansiedade e venho tentando controlá-la de diversas maneiras mas sei que ainda dá pra melhorar.


Adorei esta frase da foto.

Beijoca

Priscilla Way disse...

Menina,frita com manteiga,rs.

Eu tomo remedio pra dormir,por conta de ansiedade tambem.

Unknown disse...

Naty, não tenha vergonha de vc! Olha já passei por isso e hj me sinto tão bem que nem sinto mais tanta vergonha das minhas coisas... resolvi me assumir, do meu jeito todo atrapalhada mas me assumi.
Não tenha vergonha de ser quem vc é!!! Sinta orgulho...vc é uma fofa!!!
Bjs

Fred disse...

Adorei te "ver" assim... desnuda... hahahaha! Bjs!

NDORETTO disse...

A vida segue seu rumo, assim como ovo não quebrou.

Mas como se diz por aí : não se faz um omelete ,sem quebrar os ovos.....portanto...rsr

Adorei a crônica;adoro o dia-adia .
Bjs

Fred disse...

Valeu, queridona!!! E acertar na mega sena me gusta... hahaha! Bjs!

Anônimo disse...

Uau, fico feliz por estar melhor, é muito bom estar bem...
Não fique com vergonha da nudez..rsrsr

Deixei um selinho pra vc lá noblog..Dá uma passadinha lá!!
Bjos

http://arteasavessas.blogspot.com.br/2013/07/selinho-2.html

Ariane M. Santos disse...

Olá, estou passando para divulgar meu Blog, reativado e de cara nova. Beijos e obrigada.
http://madamshadow.blogspot.com.br/

Serket Hetyt disse...

Eu sou ansiosa e já sofro, imagino tu! Mas no meu caso, como eu sou "levemente" pessimista, isso me ajuda a lidar melhor caso as coisas fujam da minha mão. Mas que bom que o tratamento tem te ajudado, é muito ruim a gente viver refém de si mesmo.
Besos!

www.chasing-dragon.blogspot.com

O Neto do Herculano disse...

Querer prever o futuro não ajuda muito na hora de fritar um ovo, mas talvez ajude para o omelete.

Vinnië Rodrigues disse...

Frita um para mim?

Yasmin disse...

Primeiramente, sobre o ovo: PARABÉNS!!! Sério mesmo. Sou uma aberração na cozinha e tenho tantas pérolas do assunto que, lendo este seu texto, fiquei com vontade de escrever alguma coisa sobre isso para o meu blog. Quando você disse que quase chorou ao ver o ovo ali, todo perfeito e bonito, me identifiquei de tal forma que me emocionei também. Tenho dessas de me sentir extremamente emocionada quando consigo fazer comida de verdade, tendo em vista a ausência de dotes culinários na minha vida.
E sobre a questão do TAG, só tenho a dizer que fico muito, muito, muito feliz em saber que você está superando! Sério mesmo, de coração.
Ah, como eu tava com saudade daqui! E adorei o texto.

Dayane Pereira disse...

Primeiro, parabéns pelo ovo. Acho que eu nunca consegui isso!!
Que bom que vc se abriu no blog, pode ser bom ouvir opiniões diferentes e quem sabe encontrar pessoas com o mesmo problema. Isso pode ajudar bastante :)
Então, acho até engraçado pq terminei agora de programar um post para amanhã sobre guilty pleasures, coisas que gosto e me envergonho e tb me senti meio que "despida" rs

*♡* Jane Dos Anjos *☆* disse...

Caraaa... em breve eu começo meu tratamento, espero melhorar em tudo, eu ando muito presa em casa, sei que isso não é normal Nathalia, dou desculpas pra não sair e quando saio a vontade de voltar pro ninho vira obsessão... PQP... eu preciso mesmo começar um tratamento.
Bjks

http://www.artesdosanjos.com.br/

Cristiano disse...

Fritar um ovo neste caso ñ é foi fritar um ovo.

Espero q seu tratamento nao envolva remedio e que você seja feliz!

NDORETTO disse...

Adoro esse ovo aflito!!!!

Sara disse...

É sempre interessante falar e escrever essas coisas, porque eu acho que essas coisas fazem-nos aumentar o nosso conhecimento, desde que eu tenho um pouco de tempo estou escrevendo em restaurantes em sao paulo

LuanaFeliX disse...

Hum estou com saudade, dai parei p ler um pouco no seu blog... confesso q tinha me esquecido como gosto de ler o que vc escreve, simples mas lindo ao mesmo tempo... de verdade... saudades sua pretinha! beijo da sua amiga desnaturada! :P