31 março 2012

Um fato interessante

Foto retirada no  ORFANATO FARAJA
Sentada ouvindo minha musiquinha na estação de trem, me aparece uma senhora segurando um saco preto nas costas, provavelmente era recicladora, pois estava vestida de uma forma bem simples. Algo chamou sua atenção no  chão, ela se agachou e pegou um pedaço de papel que na verdade era um desses cartões de advogacia. Nessa hora pausei minha musica (observo e escuto pessoas de uma forma silenciosa). Com toda calma do mundo espremendo os olhos para focalizar melhor as letras, ela leu em voz alta o nome e sobrenome do advogado, errou várias vezes até conseguir pronunciar o nome da rua, até especulou dizendo que o escritório dele ficava atras do supermercado e assim continuou lendo tudo aquilo que ele poderia fazer como ações trabalhista e tais.
 Com um sorriso no rosto, ela guardou o cartão na calça e falou pra si mesma, _tá vendo, eu sei ler.  
 Queria dar os meu parabéns, mas continuei sentada com um sorriso bobo.


Dizem que as palvras tem o poder de mudar.
 Vi esse vídeo no blog: Nada de mais

Não é atoa que Ganhou Oscar 
                

26 comentários:

Paulo Francisco disse...

Simplesmente genial!
Adorei.
Um beijo grande

Lady LoLo disse...

Realmente a felicidade está nas coisas pequenas né ^^

Jade Amorim disse...

Deu um nó na garganta aqui que você não tem noção. Sabe, eu pego ônibus todos os dias para ir pra faculdade, fico sempre observando as pessoas e já vi tanta coisa de partir o coração.
Fico imaginando a alegria dessa velhinha, simples, humilde, mas que sabia ler! E para ela, provavelmente por causa de toda sua história, isso era uma vitória.
Amei o blog, lindo demais. É raro encontrar alguém que fale não só de relacionamentos e talz, é bom ler isso de vez em quando. rs

Beijos.

Nicolas disse...

Post pequeno, mas muito bom. Realmente genial, e olha que é praticamente impossível eu achar alguma coisa emocionante.
A propósito, excelente fotografia.

HONORATO, Sandro disse...

Olá :)
Excelente texto *-*
O que mostra que não devemos duvidar de nada e ninguém :p

Beijos e bom final de semana
________________
RIMAS DO PRETO

Ludi disse...

Me emocionei ÇÇ lembrei da minha avó!

Sem mais...


esses posts são fodas!

Alê disse...

Imagino a felicidade dessa Sra., na sua simplicidade, por ler um simples cartão,


Pequenos detalhes, que por vezes, nos passam despercebidos,


Ah! A benção de conhecer os símbolos,

Carol Oliveira disse...

O post me emocionou. Mesmo não tendo presenciado a cena, eu imaginei ela aqui, na minha cabeça. E me dá mais e mais indignação por ter pessoas em nosso país que não tem ou não tiveram oportunidade pra aprender algo tão básico e tão essencial, que é ler. Sei que, provavelmente, no tempo dessa mulher, as coisas eram muito mais difíceis. Mas ainda hoje existem no Brasil milhares de analfabetos funcionais, e isso me dá muita pena, e, ao mesmo tempo, muita vontade de fazer alguma coisa. Bom, tirar meu título de eleitor esse ano e tentar votar em alguém digno já é um começo.
Pena que não consegui ver o vídeo inteiro, porque minha internet está revolts. rs

muggle-world.blogspot.com

ღα૨gѳђ ખ૯૨ท૯૮ઝܟ disse...

pois é nem tudo é o que parece ser...respeito cabe bem em qq lugar e momento...né?

a musica q toca sem parar lá (rs)
e..........Eva Cassidy - Ain't no sunshine...

amo!

Beijo

Alex Monteiro disse...

Natxi, passando rpa dizer q ta rolando sorteio la no Blog, participa?
http://cantinhocomtudo.blogspot.com.br/

Deby disse...

Ai meu Deus! Quase chorei com esse vídeo, e olha que eu sou difícil pra chorar... *-*

Lindo demais!!

Beijo :*

Charles Canela disse...

fato interessante, foto interessante, vídeo interessante...ou seja...postagem maravilhosa...bjs

Clê disse...

Imagino o orgulho dessa senhora em mostrar a todos que sabia ler, que era uma cidadã, graças a alfabetização! bjns
http://cadernocolorido.blogspot.com.br

Jorge Leandro disse...

O saber-se capaz de algo que lhe pareça incrível é ainda mais magnífico que realizar esse algo.

Blog muito interessante. Você é uma excelente cronista.

flashbackpremonitorio.blogspot.com

Carol Oliveira disse...

Flocos de milho, morri KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Minha caspa é um inferno também. Mas já foi muito pior. Melhorou quando passei a tomar uns cuidados básicos, tipo os que eu mencionei no post. As vezes a gente faz coisa errada, tipo passar condicionador ou creme na raiz, e nem sabe!

E voltando ao tema do seu post, isso do analfabetismo funcional é muito mais sério do que a gente imagina. Em pensar que em certos países europeus a taxa de analfabetismo é quase 95%! Grande coisa ser a sexta economia do mundo, se metade da população economicamente ativa não sabe ler, ou se sabe, não consegue interpretar direito o que está lendo. E o que me dá mais raiva é que talvez isso seja exatamente o que o governo quer: população ignorante dá menos trabalho do que uma população instruída, não é verdade?

muggle-world.blogspot.com

♥ Luciana de Mira ♥ disse...

Já passei por uma situação parecida.

Prixty disse...

Assim como os livros, as palavras mudam as pessoas. Não entendo como há tanta gente no mundo que não dá valor à leitura e à escrita...

Borboletas no Estômago disse...

a simplicidade é desconcertante...

BIA disse...

Emocionante mesmo... o vídeo também é muito bacana e tocante, amo os livros!!!
Bjs :)

Camila Sanches e Amanda Sanches disse...

Quee saudades eu estava daqui do seu cantinho Nathalia *-*
o tempo anda tão curtinho, mal consigo postar em meu blog :/

bjs

Por que você faz poema? disse...

Adorei o filme,
esses livros voadores muito me disseram.

Leka disse...

Observar as pessoas muitas vezes nos mostra algumas coisas que passam desapercebidas para a maioria!

Essa foto do post tá muito maneira!
Vi um trecho do vídeo e é bem legal! É bem verdade que um livro é sempre um bom amigo!kkkk!

bjs e paz!

Dayane disse...

Me emocionei com isso! Sério!

Nicolas disse...

Não, você não poder esquecer seu post sobre "sexo forçado". Haha Eu fiquei curioso, sério.
Já comentei nesse post. Atualizei o FuckTM

Ágata Bresil disse...

Nossa, to com o coração doendo de ler isso, meu Deus, essas pessoas tão humildes, eu sinto tanta vontade de ajudar todas elas, eu queria tanto poder fazer mais do que consigo fazer.

Adorei isso. Beijos.

Tudo Tem Refrão

ઇઉ Amanda Nárgela ઇઉ disse...

sim,as palavras tem o poder de mudar...apenas essa semana uma palavra me deixa louca e uma frase me retorna ao que eu sou.

bem confuso eses ultimos dias,conselho de alguem inteligente seria uma boa pedida.

bjks moça esperta