17 março 2012

Porque afinal, você ama aquilo que faz.

Queria falar sobre a burrice de dizer que o amor acontece somente uma vez na vida, mais acabei entrando em contradição, então deixa pra lá ^^


Sou muito mais aquilo que pude imaginar: Desde de muito nova, sempre tive altos e baixos, pra quem não sabe: toco Flauta Transversal aproximadamente 4 anos e quero seguir carreira como Musicista (flautista), o mercado musical é muito amplo e ao mesmo tempo restrito. Faz 3 anos que não tenho aula ou seja estudo por conta própria no conservatório musical da minha casa kk, nesses 3 anos sem professor até que evolui e muito, melhorei meu som e dedilhado. Meu perfeccionismo acaba sendo um enorme defeito, pois mesmo recebendo elogios de pessoas que entendem do assunto, eu sempre acho que essa tal pessoa só falou para me agradar. Esse final de semana fui fazer 2 provas uma para  Orquestra de sopros e a outra para orquestra Sinfônica juvenil, ambas orquestras são de diferentes maestros. O maestro da orquestra Sinfônica era mais "pomposo" kk todo refinado, pronunciava as palavras de forma totalmente correta e todo final de frase ele soltava alguma coisa em Francês. Olhei para ele pensei _Legal, to fudida! (maestro é igual vizinho, você só olhando pra cara sabe, se é gente boa ou não).
Após alguns minutos de conversa ,  comecei a mudar minha opinião, ele fez com que muitos que estavam naquela sala não se sentissem inferior pois, aquilo não era uma audição para mostrar quem é o melhor, e sim trabalhar a partir dos nossos limites. Achei o muito inteligente pela idade (uns 40 anos no máximo).
 Para quem não entende essas coisas de audições vou explicar um pouquinho. 
Essas duas aqui citadas foram assim: Todos os instrumentistas se reuniram em uma sala á qual o avaliador perguntou sobre a formação musical de cada um. Depois ele pediu para  todos tocassem a escala de Si bemol maior e Sol maior, onde ele avaliou o "nível" de cada musico.
 Tem outras audições que são mais rigorosas, ela é individual e as pessoas que estão na bancada (podemos chamar jure), são conhecedores profundo de tal instrumento. Toda avaliação de um conservatório ou Orquestra segue essas regras (ou quase isso); o Musico tem que tocar uma peça exigida no edital (onde tem tudo detalhado sobre o processo seletivo).
 Para ficar mais fácil é assim, vamos supor que irei fazer prova para uma orquestra, o concerto que eles querem é 
-Mozart em  Sol maior;
- uma peça de livre escolha: É qualquer musica que eu queira tocar;
- Uma ou duas escalas. 
- E leitura á primeira vista: Isso fode com qualquer musico, cujo é uma partitura que  tal musico nunca tocou antes e será necessário executar a peça corretamente. Por isso que é muito bom você ouvir concertos do seu instrumento e conhecer a diferença de cada compositor ex: Vivaldi é diferente de Bach, interpretação de ambos É DIFERENTE. 
Tudo isso a bancada vai analisar: sua afinação, intimidade com o instrumentotécnica, postura e estética .
                                                      Entendeu?
 Essas audições que fiz foi mais fácil pois era em grupo, mas mas mas, o Regente pediu para que todos os instrumentistas de sopro tocasse o concerto que estavam estudando. Quando chegou minha vez, não fiquei nervosa nem tremi. Falei um pouco das minhas dificuldades de interpretar o concerto, ele balançou a cabeça compreensivamente. 
 Me posicionei, peguei a flauta encaixei os dedos nas chaves, respirei fundo, Assoprei para aquecer o instrumento. Comecei a tocar. A sala ficou em silencio, eu sabia que olhares estão voltados pra mim. Antes de terminar, sustentei a penúltima nota e soltei. Respirei fundo novamente e olhei para o maestro. Todos bateram palmas (isso faz mal pro ego), dei um sorrisinho tímido. Ele me elogiou e disse que tenho talento, por tanto tempo sem professor meu nível está muito bom, e se eu frequentar esse curso assiduamente terei algumas possibilidades de entrar no conservatório, pois eu mereço (ele disse isso pra mim *---*). 
 Vocês não tem dimensão de como eu fiquei feliz, e todo aquele meu sentimento de incapacidade foi embora, uma coisa engraçada foi que no dia anterior eu estava pensando se todo esse meu esforço valia a pena, porque eu rejeitei tudo e me tornei escrava da minha flauta, pode parecer estranho, mas é verdade. 


 E por mais que as vezes seja árdua e cansativa a caminhada, uma pequena fresta de luz que aparece é bem vinda, para muitos pode ser algo superficial e nem dão valor, mas pra mim é o começo daquilo que sonhei. Acho que isso se chama Amor, quando tudo diz não que irá dar certo, você persiste. Porque afinal, você ama aquilo que faz.

29 comentários:

Jaqueline Guerreiro disse...

que legal! eu queria ser musicista antes, porque eu toco guitarra, mas acabei optando pela moda e jornalismo..

beijos
http://somecontroversy.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Seu texto me envolveu...me emocionei e senti orgulho de voce...(realmente tudo que a gente quer do fundo do coraçao , pode até demorar, mas acontece...)desejo e rezarei por vc . que a cada dia aumentem suas doses de alegria e satisfaçao.

Sorte...todas!

[e segue nao atualizando teu blog]

Beijo

Marina Ferreira. disse...

ai que lindo *_* que fofa que é sua história. mas é assim mesmo, tem que correr atrás dos sonhos, fazer o que se ama, pra ser feliz.
boa sorte =)

beijos

http://alternativavermelha.blogspot.com

Anônimo disse...

xiiiiii , tb fucei as configurações e nao sei como te ajudar....seria legal vc estar on com alguem q tenha blog e juntos comparar as configuraçoes, dai se descobre onde o teu impede de mostrar as atualizaçoes.

beijo

Marcela Miranda disse...

Adorei sua história, e é isso ai jamais desista do seu grande amor, pois um dia a gente acaba chegando lá, ainda mais quando se trata de um amor tão lindo: pela musica.
Beijos & que você consiga realizar o seu sonhos.

http://itgirlsiempre.blogspot.com.br

Ale disse...

Ando desencantada com o que tenho feito,

E preciso mudar meus olhares e ações,



Bjkas

Unknown disse...

Eu só não entendi a real relação da primeira linha com o resto do texto 'o amor acontece somente uma vez na vida'... Acho que seu amor pelo instrumento e pela música desde os promórdios, lhe possibilitou o crescimento pessoal e te fez chegar onde está. Mas como eu posso ter enterpretado mal rsrsr.
De toda forma, gostei muitão em saber disso... Acho que perto a mim não há ninguém com muitos instrumentos de sopro, e eu estou fazendo para conhecimento próprio, aula de violino, ma esperança de poder entender um pouco mais do que é clássico. Felicidades viu

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa tarde.

Parabéns!
O som de flauta é lindo...
No "chorinho" é também o máximo!

Meu filho toca piano e aprendeu sozinho. Ele toca Chopin, Beethoven, Mozart, mas é tímido e jamais se apresentará em público.

Desejo-lhe muito sucesso na sua trajetória.

Tenha um belo domingo de paz.

Maria Auxiliadora (Amapola)

BIA disse...

Que bacana Nathy!!! Lute sempre pelos teus sonhos, desistir jamais!!!
Bjs :)

Raquel disse...

kkkk eu ri, maestro é igual vizinho kkkkk!!!
Claro que merece pow, n precisa ser nenhum fodástico pra saber que quem se esforça muito consegue o que quer e com pompas!! Se está a tanto tempo se empenhando sozinha, é pq realmente ama e sabe o que quer oras!!
*sei dessas coisas pq ja namorei um músico, saxofonista (me abandonou pra ir fazer a barklee huahuahuahauhau)... sei q vcs sofrem e ficam dias e dias treinando e treinando e treinando... :D

Anônimo disse...

Que legal que deu certo na audição!
Essa frase do final do post é linda!

Também vim avisar que "destruí tudo" lá no meu cafofo...agora dividi e estou em dois links se você quiser manter contato!kkkk!

http://guerradosmundos-leka.blogspot.com.br/

http://artesanatolekaloja.blogspot.com.br/

bjs!

ઇઉ Amanda Nárgela ઇઉ disse...

Linda,fico feliz que tenho chego à uma conclusão em relação ao seu talento,pois abandonar um sonho apenas por indecisão é aquilo que mais sufoca uma pessoa.te desejo muito sucesso,pois você sabe que tem um fator básico para isso...sua inteligência.

bjks

♥ Luciana de Mira ♥ disse...

Adorei o texto, menina inteligente! Beijos

Nicolas disse...

Não é o primeiro post em que você fala sobre isso. Você gosta mesmo de tocar flauta, hein? rs é diferente. Por que, por exemplo, eu toco guitarra, mas é um instrumento tão comum. Não que seja comum, mas eu acho que tem mais gente interessada em guitarra do que em flauta hoje em dia.
Eu não sei o que eu quero fazer da vida, por isso dá raiva ver alguém que adora tanto o que faz Rs
Enfim, não gosto muito de elogios. Pq eu muito tímido, e também sempre acho que a pessoa está falando só pra agradar.
Boa sorte com o curso

Nicolas disse...

Obs: você viveu uma situação quase igual ao que eu escrevi? Haha Sério, escreve sobre isso no blog.

Ágata Bresil disse...

O que sei é que temos mesmo que fazer o que amamos. E isso é realmente muito importante.

Beijos. Tudo Tem Refrão

Amanda Sanches disse...

Acho lindo quem sabe tocar algum tipo de instrumento musical, queria muito aprender a tocar violão *-*

bjs:*

Nos Amando... disse...

sim
amar o que faz é o primeiro sinal
do que vc realmente quer
lindo dia de amanhã bjs

Stephanie C. de Mello disse...

Fico feliz por você ! Parabéns!!!
VocÊ vai conseguir. Música é para os Especiais ^^
Beijos!

Priscilla Way disse...

Ui,que lindo!
Parabéns,Nath! ;D

Psi em Potencial disse...

Gostei muito Nathi n sou musicista mas aprecio a música e a arte! E sei bem o que correr atrás de um sonho e lutar lutar lutar e conseguir! Esse é o caminho meus parabéns! Estarei na torcida sempre!Bjos

Joselito de Souza Bertoglio disse...

legal o teu espaço, é sempre bom fazer leitura sobre coisas do cotidiano, de sentimentos, imagens, som, cheiros, etc... voltarei mais vezes, já estou seguindo, escrevo alguns versos singelos e lhe convido se quiser fazer uma visitinha para conheçe-los no meu blog http://joselito-expressoesdaalma.blogspot.com se gostar segue lá, Parabéns por este lindo espaço!!! um forte abraço!!!

Marina Ferreira. disse...

nhaa, obrigada pelos elogios amora! =))
aguardo ansiosamente pelos seus textos aqui no blog =)
beijos
http://alternativavermelha.blogspot.com

Clê disse...

Que legal Nat!Nada melhor do que fazer o que se gosta e ver todo o esforço recompensado!Admiro quem corre atras dos seus sonhos!Sucesso p vc!bjns
http://cadernocolorido.blogspot.com

Natália das Luzes disse...

poxa que legal (:
vi um comentario seu no blog da deby (funhouse) que você dizia que queria ser musicista. eu acabei de me formar em música pela ufscar. e te digo, ao mesmo tempo em que é uma área muito grande, é muito difícil. mas não desista, se você recebeu esses elogios do maestro (e mesmo que não tivesse, oras bolas!) a música é a coisa mais linda do mundo e ela merece todo o amor que dedicamos a ela! muita sorte pra você! um beijo (:

www.graodeestrela.blogspot.com

Unknown disse...

ownn manda mesmo, eu vou ficar esperando viu..
bjos meus querida

te cuide
http://erikarayanaheart.blogspot.com.br/

Jaqueline Guerreiro disse...

que bom que você gostou! eu fico muito feliz! *-*

beijos
http://somecontroversy.blogspot.com.br

Cristiano disse...

Que bom que deu certo...

Boa sorte!

Karine Tavares disse...

Que blog lindo! Parabéns!

Vem conhecer o meu:
leiakarine.blogspot.com